Página Inicial
De bem com a vida

 
 2º Congresso de Pesquisa Científica:



Edição  outubro/2012

 


RECEBA ESTAS NOTÍCIAS

RSS (o que é isso?)

 Edição de outubro 2012  

Procure no Jornal do UNIVEM


A iniciação científica na base da carreira

Experiência com pesquisa favorece ingresso em importantes programas de pós-graduação ou diretamente no mercado de trabalho

O Prof. Dr. Elvis Fusco, coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Sistemas de Informação do Univem, explica que, ao iniciar um projeto de iniciação científica, o aluno deve ter comprometimento, responsabilidade e curiosidade, sem medo de questionar e apresentar soluções criativas. Ele enfatiza que estas qualidades levam o estudante a trabalhar pontos como a capacidade de escrita e a apresentação oral, o que é relevante não só no meio científico, na publicação de artigos ou apresentações em congressos, mas também para a preparação e apresentação de uma proposta ou relatório para o alto escalão de uma empresa.

                A aluna Marissa Gomes da Silva, do segundo ano de Sistemas de Informação, é um bom exemplo.  Ela faz iniciação científica desde o primeiro ano. Em 2012, vai apresentar o artigo “Etiquetas RFID são soluções para respostas de produtores rurais: Explorando software de Administração e Controle”, que tem a orientação do professor Fábio. Para ela, a pesquisa é uma das mais ricas experiências que um estudante de graduação pode vivenciar, pois “ele terá a oportunidade de complementar sua formação acadêmica, aprimorar seu conhecimento e se preparar melhor para a vida profissional”.

                E a dedicação aos estudos e à iniciação científica já trazem bons frutos. Desde o dia 1º de outubro, Marissa está estagiando na Coordenadoria Geral de Bibliotecas da Unesp, campus de Marília. Ela foi selecionada para a única vaga oferecida e comemora o feito. “O estágio está me permitindo um contato importante com o dia a adia da profissão que escolhi.”

                Adriano Bezerra, docente do Univem desde o início deste ano, é outro exemplo inspirador de como a paixão pela pesquisa pode interferir de forma decisiva na carreira. Formado em Ciência da Computação pela casa, no final de 2008, ele levou para o mestrado, na USP de São Carlos, a sólida base adquirida pelas sucessivas pesquisas feitas na graduação, redação de artigos para eventos científicos, participação em congressos e seminários. O título de mestre em Ciência da Computação e Matemática Computacional, pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC), da USP\São Carlos, veio no final de 2011.

Além da docência no Univem, ele é professor concursado na FATEC Prof. Antônio Seabra, de Lins, e colabora com a empresa Persys, de Marília, prestando treinamentos e consultorias relacionadas a Metodologias Ágeis e Teste e Qualidade de Software.

                “Ter feito iniciação científica trouxe inúmeras contribuições à minha formação, entre elas o treinamento nos métodos e técnicas de pesquisa, o estímulo à criatividade e o desenvolvimento do senso crítico”, testemunha Adriano... já de olho na próxima estação: o doutorado.

 

 

 

« Voltar



O Jornal do UNIVEM - está aberto para sugestões e matérias. Os textos assinados podem ou não corresponder à opinião do jornal. Contato via e-mail: marketing@univem.edu.br

 

Fundação de Ensino Eurípides Soares da Rocha

Microsoft OLE DB Provider for ODBC Drivers error '80004005'

[Microsoft][ODBC Microsoft Access Driver] Operation must use an updateable query.

/jornal/materia.asp, line 157